Soluções

A Connection conta com um pacote completo de soluções de Segurança da Informação para sua empresa.

Segurança de Acesso WEB

O acesso a Internet sempre foi uma grande preocupação das organizações, a diversidade de sites é imensa e assim como não se pode mais imaginar um ambiente de trabalho sem acesso a Internet, da mesma forma a Internet pode ser tornar uma enorme fonte de perda de foco e produtividade para os colaboradores.

As soluções de Segurança de Acesso WEB, também conhecidas como controle de acesso WEB, controle de conteúdo WEB ou WEB Filter, permitem o controle do acesso a Internet que é realizado pelos colaboradores da organização. Este controle é realizado através da categorização do conteúdo dos sites da Internet e da liberação destas categorias a determinados grupos de usuários ou usuários individuais, podendo ser aplicado para determinadas faixas de horário ou dias específicos. Estas soluções utilizam tecnologias que permitem a identificação e bloqueio dos sites mesmo quando o acesso é realizado de forma criptografada, através do protocolo SSL.

Imagine a cena, o Gestor de sua organização decide bloquear o acesso a sites de conteúdo adulto, pois um funcionário foi visto acessando este tipo de sites durante o horário de trabalho. O administrador da rede então configura na sua solução de segurança de acesso WEB, o bloqueio de todos os endereços que ele consegue descobrir, dá a tarefa como resolvida e comunica seu Gestor. No dia seguinte aquele mesmo funcionário vai para o Google, faz uma pesquisa básica e descobre mais vinte sites diferentes com conteúdos similares e passa a acessá-los. Novamente o funcionário é visto realizando o acesso indevido e novamente é feita a comunicação ao Gestor, que novamente irá cobrar por resultados do administrador de rede, é um ciclo sem fim.

Em um passado, não tão distante assim, as soluções de segurança de acesso WEB eram baseadas no endereço de cada site, ou seja, para bloquear o site da Playboy teríamos que bloquear o endereço http://www.playboy.com, e assim sucessivamente para cada novo site que surgisse, uma tarefa humanamente impossível. Outra abordagem que era utilizada é o bloqueio de todos os sites e a liberação somente do que se precisa especificamente acessar. Esta opção era a mais recomendada, mas causava também um trabalho administrativo imenso.

Ao contrário das soluções tradicionais que utilizam listas de sites bloqueados e permitidos e que não mais atendem as demandas devido a imensidão de opções de novos sites que surgem a cada dia, estas soluções categorizam os sites de acordo com o seu conteúdo. Esta categorização é mantida por laboratórios de pesquisa, de cada fabricante espalhados pelo mundo, que imediatamente categorizam os novos sites a medida que vão sendo publicados. Além disto estas soluções verificam o conteúdo de cada site acessado, a procura de vírus ou ameaças digitais, e caso encontrem alguma ameaça realizam automaticamente o bloqueio. A medida que novos sites vão sendo encontrados, diariamente e várias vezes ao dia, as soluções já implantadas são atualizadas pelos laboratórios de pesquisa de forma automatizada e cada um destes equipamentos já implantados também alimenta os laboratórios de pesquisa com informações que são da mesma forma compartilhadas.

A Connection trabalha com a solução de Segurança de Acesso WEB da Fortinet.

Entre em contato para
maiores informações